quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A PRIMEIRA VITÓRIA A GENTE NUNCA ESQUECE!!!

Primeira Vitória: “O Vôo da Tartaruga”

Dia 12 de dezembro de 2010.


Esta data já é mais do que histórica e especial para todos os jogadores, entusiastas e fãs do Futebol Americano residentes na capital baiana. Na tarde nublada deste inesquecível dia, ocorreu o primeiro amistoso de Football, com duração completa, em terras, ou melhor, areias, soteropolitanas. Os desafiantes eram: SOTERO POLITANS vs SALVADOR RED PHOENIX .

Os primeiros, empurrados pelo entusiasmo e confiança que contagia um time formado por jogadores jovens, o segundo, impulsionado pela mistura de experientes praticantes e novos atletas. Os Politans representados pela tartaruga marinha, que para muitos não passa de um animal lento e sem graça, mas que para cultura de outros povos é dotado de singular dom de longevidade, cura e transmissão de bons fluídos, aos que vivem por perto, além de ser protegida por uma rígida casca, que a torna difícil de atingir.

- “A Tartaruga nos ensina como usar nossa proteção contra ferimentos, inveja, medo e do inconsciente dos outros.”

Os RED’s representados pela ave lendária fênix, com sua plumagem feita de ouro e um vermelho inconfundível, como o que colore o sangue humano. Seu significado, mais do que conhecido entre todos é o de renascer das cinzas. Segundo a mitologia, era uma ave que habitava os escaldantes desertos árabes e tinha por costume atirar-se às chamas, quando a sua vida estava prestes a chegar ao fim e dos poucos restos mortais que sobravam, ressurgia uma nova fênix, tão bela e imponente quanto a anterior.


Quanto ao jogo, antes de a bola oval rolar, visivelmente o time visitante (Salvador Red Phoenix) estava em vantagem numérica, enquanto que os mandantes (Sotero Politans) estavam prejudicados pela ausência de importantes jogadores, porém nada impediria de ocorrer o aguardado embate.

Após o Kick Off do Safety Pedro, era o 1º ataque do Phoenix e na 2ª descida, numa tentativa de passe para um WR que estava aberto na direita, o Quarterback Jeffrey foi interceptado pelo próprio Pedro, que auxiliado pelo bloqueio do Linebacker Dennis, chegou à End Zone, marcando o primeiro Touchdown da partida. Após muita vibração do time e da torcida mandante o mesmo Pedro conquistou um ponto extra com um chute, 7 x 0.

No primeiro lance de ataque do Sotero Politans o habilidoso Quarterback, Cássio, fez um passe em profundidade para o Wide Receiver, Osama, que executou um belo drible no Safety e no Cornerback, desta forma, ficando com o caminho livre para a End Zone e marcando o 2º Touch down do jogo, desta vez o ponto extra não foi convertido. Após este lance a partida já parecia caminhar para um final de vitória e tranqüilidade para o Sotero Politans, com uma defesa consistente e um ataque em total sintonia, o time alvi-verde, encerrou o 1º quarto com a vantagem no placar de 13 x 0.

Iniciado o 2º quarto os times continuaram com a mesma postura, do lado alvi-verde, um jogo animado e em controle, enquanto no lado oposto os atletas discutiam entre si e tentavam mudar o quadro da partida com lances violentos e jogadas que eram encerradas pela equipe defensiva do Sotero Politans. Num lance a poucas jardas de sua End Zone, o Quarterback Cássio, que estava numa tarde inspirada, acertou um passe curto para o rápido Runningback Felipe Ronaldo, o “Fenômeno”, que não teve dificuldade de se livrar do Cornerback e marcar o 3º Touchdown do Sotero Politans. Mais festa do time mandante, novamente o ponto extra não foi convertido, encerrando assim o 2º quarto com o placar de 19 x 0.

No 3º quarto já era notório a proposta do Sotero Politans, com huddles de 40 segundos exatos, de deixar o relógio correr, e o tempo passar, para o jogo acabar, viram-se muitas jogadas básicas e seguras, como corridas e passes curtos para se manter a posse de bola, com enquanto o time oposto estava visivelmente nervoso e não conseguia se organizar para buscar uma mudança no placar. Encerrado o 3º quarto, muitos jogadores e simpatizantes do Politans já comemoravam a primeira vitória.

No tempo final a história do jogo se repetia, o Red Phoenix não conseguiu demonstrar a qualidade esperada, e a equipe do Sotero Politans, que não tem nada haver com isso, aproveitou para marcar mais um Touchdown com um passe do Quarterback Igor, para o Runningback Bô, que passou por 4 defensores antes de entrar na End Zone, JOGADA BELISSÍMA. Neste momento foi selado o triunfo alvi-verde, apesar de não ter sido convertido o ponto extra mais uma vez, o placar apontava 25 x 0 para o SOTERO POLITANS.

Neste momento, foi demonstrado o fair play entre as equipes, com o cumprimento dos vitoriosos aos vencidos, e depois o clima tenso deu lugar à festa feita pelo Sotero Politans! Ouviram-se gritos como “o império começou”, em referência à primeira vitória de um time baiano na Bahia e “UH terror, o Pedro é matador”. Ainda na opinião dos jogadores, foi unânime a escolha do Safety Pedro Werneck, como MVP, (Primeiro jogador na história do Futebol Americano na Bahia que fez o kick-off, uma INT, anotou um TD defensivo e marcou um Extra point em seguida) totalmente merecido pelos 7 pontos marcados com o belo Touchdown e o ponto extra convertido, que deram início à vitória, além de suas 2 interceptações.

Como parte de uma promessa feita antes do jogo, caso a vitória ocorresse o Cornerback, Juba Rivas, teve o seu cabelo totalmente raspado pelos jogadores em clima descontraído.


Assim, foi vencido o primeiro duelo entre a Tartaruga e a Fênix, pela Tartaruga, porém, este é apenas o começo dessa intrigante história de rivalidade que será escrita entre os dois times, enquanto a Tartaruga seguirá trabalhando pacientemente, à busca de bons resultados esperamos que a Fênix volte a bater asas e proporcionem mais um épico embate!

Desta vez, literalmente a Tartaruga Marinha, voou e conseguiu derrubar a Fênix. Aguardamos agora o próximo encontro entre os dois emblemáticos animais desta vez com a Tartaruga e a Fênix ainda mais fortes!


Em respeito à vitória dos jogadores, que foram guerreiros, mesmo em menor número, serão mencionados apenas os que participaram da conquista:


Quarterback: Cássio e Igor

Running Back - Half Back: Bô, Felipe Ronaldo e Tiago

Wide Receivers: Ítalo e Osama

Tight Ends: Estevão e Guilherme

Ofensive Line: Joel, Tiago, Diego, Leonardo, Felipe e Rodrigo

Defensive Line: Lino, Caverna e Levi

Line Backers: Matheus, Alan, Dennis, Ian, Peixe e Alfinete

Cornerbacks: Ivan e Juba

Safeties: Pedro e Leri

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Historias de amor e paixão, Goiabinha Parte II.


Como vocês já sabem estou devendo a segunda parte da historia de amor e paixão de “Goiabinha”, então lá vai.






“No outro sábado eu apareci lá e então eu descobri que a há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia e como vovó já dizia ‘quem não tem filé come pão e osso duro’ pois lá o bicho pega. Ouvi dizer que tem lugares aqui no Brasil que o esporte já está bem avançado que a galera treina com todo o equipamento, em campos de grama com tamanhos oficiais e tudo o que se tem direito, etc e tal, mas lá não, é na raça mesmo, a gente treina é numa praia suja e escondida(agora que estamos em Patamares, pois a praia de Jardim Armação é linda num local maravilhoso) de proteção só o protetor bucal (obrigatório) e as preces de nossas mães. É com todas essas e tantas outras dificuldades, que eu não vou falar pra não deixar o texto muito longo, que nós passamos os nossos melhores sabados, ou seja, com muita dificuldade, mas com muito orgulho de ser POLITANS.
O treino começou leve, com um alongamento, aquecimento, uma corridinha e uns exercícios físicos para poder aprimorar o condicionamento da turma, eu que estava a um bom tempo sem praticar esportes cansei logo, mas tudo bem. Depois o a viola desceu na galera, tem um tal de Matheus lá que parece que tem ódio da vida pois ele descontou todos os pecados da humanidade encima da gente e pra piorar o sol estava escaldante, muito forte mesmo, estava no mínimo uns 35ºC(na sombra dos coqueiros) e a areia estava pior que brasa, mas como o amor supera qualquer dificuldade os meninos faziam tudo aquilo com muita vontade e determinação, mas não vamos nos atrelar a isso, pois se não eu vou ficar triste só de lembrar.
Como eu não sabia em que posição eu ia jogar eu pedi parar fazer um treino em cada setor. Foi ai que o meu dia começou a acabar mal.
Primeiro eu fui para a linha de defesa, péssima escolha para começar, na minha frente eu encontrei nada mais nada menos que uma parte dos ‘Monstros de São Marcos’, simplesmente quem estava exatamente não minha frente era Tiago, coitado de mim,prefiro nem comentar, pior que alem de levar um encontrão dele eu levei também de Joel, ou seja, eu não devia ter ido para a linha de defesa.
Bom se na linha de defesa eu me dei mal então eu como sou esperto vou para a linha de ataque, porque eu pensei isso? Foi uma das piores idéias que eu tive naquele dia. Na minha frente tinha Zé, Levi e Poluição, tinha hora que Vitor aparecia para piorar a minha situação(ainda bem que Kverna e Lino não foram no dia), mas tudo bem. Disseram-me para eu não deixar nenhum deles avançar, na primeira jogada eu dei mole e acabei me deslocando de lugar antes da jogada começar, P......, eu fiquei sem graça pra caramba, já na segunda eu fui simplesmente atropelado, não sei nem por quem, só sei que fui.
A terceira tentativa foi como corredor(RB), eu ainda não sei porque eu tenho essas idéias de doido, quando eu peguei a bola e sai correndo em direção ao abraço da torcida eu vi uma barreira, ou melhor, uma muralha, sem pena vieram dois de vez o Presidente Alan(que porra) e Matheus Dimas, fiquei 15minutos bebendo água depois disso, quando voltei eu disse pra mim mesmo, vou passar desses caras ou eu não me chamo ‘Goiabinha’ e então pedi a bola e corri, para o outro lado mas corri, driblei dois(LB) e fui correndo para o fim do campo quando dei de cara com os Safeties Pedro e Leri, Pedro me deu um encontrão e como se não bastasse Leri voou em mim e então eu achei melhor para por uns 10minutos, pois eu estava com muita sede.
Pensei então em minha quarta opção, Garoto da água, mas logo desisti quando a galera se acabou na risada..."


É isso ai galerinha, essa é a historia do nosso amigo X, uma das lindas Historias de Amor e Paixão dos nossos torcedores e tambem jogadores, como é caso de Goiabinha que é os dois.

domingo, 7 de novembro de 2010

Futebol Americano em Salvador (Você tem onde praticar)

Nós somos os SOTERO POLITANS,
time de futebol americano de Salvador.


Praticamos esse esporte desde o segundo semestre de 2009, porém começamos a ganhar corpo a partir de Janeiro de 2010, por isso que decidimos que o ano de fundação da equipe será o do corrente ano. Como todo começo de um esporte amador no país, a gente foi evoluindo em meio à garra, vontade, união, determinação de todos os envolvidos. Hoje em dia, temos o nosso Presidente: Alan Brito, Coordenadores de Ataque e Defesa, Estevão Sollero e Pedro Werneck respectivamente, além de algumas contribuições na área de divulgação com Jubiassu Rivas e Neto Alcântara.
Porém, nada disso seria importante sem a vontade de crescer e de aprender mais sobre o esporte que todos do time têm. Seja da Linha Ofensiva, Defensiva, dos recebedores (Wide Receivers), dos lançadores (Quarterbacks), da defesa como um todo, assim como do ataque. Somos um time e o coletivo está acima do individualismo.

Nossa principal característica é ser jovem. Um time formado por jovens que fazem mais do que se reunir entre amigos para praticar um esporte pouco divulgado no Brasil. Somos uma equipe preocupada em estudar o jogo, pois ao contrario do que pensam muitas pessoas, o Futebol Americano é um esporte que precisa de muita astúcia, raciocínio rápido e inteligência para elaborar e executar mais de 50 estratégias de ataque e defesa por partida.

Até hoje, conseguimos jogar um amistoso contra o time do Salvador Red Phoenix, o caçula dos times da capital baiana, mas nem por isso inexperiente, pois é formado por ex-jogadores do time pioneiro chamado Salvador All Saints. No próximo dia 28 de novembro de 2010 iremos realizar o nosso segundo amistoso contra a equipe do Red Phoenix(o primeiro não foi finalizado) e a gente espera que seja realizado com muita paz, jogadas sensacionais para propiciar diversão as pessoas que forem assistir e a nós, jogadores dos 2 times(assim como foi o nosso primeiro jogo contra o All Saints).
Possivelmente vamos arrecadar alimentos nessa partida para ajudar alguma instituição carente, pois de que vale nosso esforço para engrandecer um esporte sem muita divulgação, se ele não puder fazer sua parte social, ajudando aqueles que mais precisam?

Temos essa preocupação esportiva, cultural e social. E esperamos contar com o apoio de todos vocês, dia 28 de novembro, doando 1kg de alimento não perecível, menos sal, e ir apreciar um esporte coletivo diferente de tudo que você já viu aqui no país do futebol.

Nosso local de treinamento fica na Praia de Jardim Armação, em frente ao Ki-Mukeka (pertinho do Bompreço de Armação), todos os sábados a partir das 14:30h e no ultimo fim de semana do mês temos um treino especial que é apenas no domingo as 08:30h também na praia de Jardim Armação. Interessados podem aparecer que serão muito bem recebidos. Basta levar protetor bucal, pois segurança é fundamental, muita água para hidratação, um par de meias, pois a gente nunca sabe quando o sol irá “queimar a areia” e muita disposição e paz no coração.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

12 meses(Metas/Motivação)


A Exatos 12 meses atrás nós fizemos o que muitos não acreditavam, muitos julgaram, e muitos reprimiram e muitos achavam uma loucura, treinamos futebol americano nas areias de Salvador, não fomos os primeiros e nem seremos os últimos.
Teve gente que por ignorância, ou medo não sei, disseram que éramos apenas um bando de meninos que brincavam de bola apenas pra se mostrarem e dizerem que jogam futebol americano. Bom se ainda acham isso então vão comprar um bota vermelha porque esse sapato de salto alto já ta apertado em vocês.
Foi um ano de novidades, sol(MUITO SOL), chuva(E BOTE CHUVA NISSO) e muitas alegrias.
Muitos chegaram, muitos nem vieram, vários saíram mas a maioria se apaixonou e ficou.
Muitas águas rolaram e muitos rolaram nas areias. Aprendemos e demos aulas, de FA, de motivação e de como jogar sorrindo.
De 25/10/2009 a 25/10/2010 foi exatamente 1 ano, mas não foi qualquer ano, foi o ano dos POLITANS.
Quero parabenizar a todos por este aniversario e dizer que este é apenas o primeiro de muitos.
Não estamos aqui para provar nada para ninguém apenas para nós mesmo pois como diz nosso futuro General das Forças Armadas do Exercito brasileiro, o Gen. Nascimento, missão dada é missão comprida
Quando completamos 2 meses o nosso amigo e atual presidente Alan fez um pequeno texto chamado “2 meses(metas/motivação)”,é um texto bem criativo e que se adaptado servirá como uma luva para esta comemoração, por isso peço licença para o ‘Presida’ para mudar algumas letras em homenagem ao nosso aniversario.
___________________________________________________
12 meses(Metas/Motivação)
É isso ai galera.
Tudo esta correndo como o planejado (saudades apenas das lindas Cheerleading
que com fé em Jah voltaram).
Na segunda passada,25/10 nós comemoraremos 12meses de treinos e é com grande orgulho que eu digo que faço parte desta luta ainda mais que sei que estou junto de amigos e futuros grandes amigos.
Foram doze meses ótimos, com treinos divertidos, cansativos e alguns ate dolorosos.

O importante é o principal. O resto é secundário.
Como vóvo já dizia, Bora minha Porra.

Como todo trabalho tem um objetivo, nós também não somos diferentes, temos um objetivo real e possível, mas que somente ira continuar se concretizando se todos nós estivermos engajados neste ideal, e que por sinal é um ideal muito bonito, não é nenhuma ONG para alfabetizar crianças afegãs e nem unir Xiitas e Sunitas, mas é um pensamento que uni duas palavras mágicas Amor e Garra. De baixo de um sol de 30º com uma sensação térmica de uns 35º(na sombra) e também de baixo de chuvas(dilúvios) num frio retado nós passamos os nossos sábados nos jogando uns nos outros e sendo jogados na areia quente, mas quem esta reclamando? Eu vou aos treinos com um sorriso na orelha.

Talvez nós não sejamos conhecidos mundialmente, nem revelaremos o melhor jogador da NFL de algum ano(por enquanto se depender de Bô), ou ate não cresceremos tanto quanto outros times do nordeste, mas nós estamos tentando com unhas e dentes afiados. Se depender de mim e da maioria, nós um dia seremos os melhores do mundo e também de todas as galaxias.
Tem uma frase que o treinador de Rock Balboa sempre falava para ele que deve ser alguma coisa assim:
“Rock meu filho, o seu diferencial é o coração”
Que filme da porra esse então é isso ai galera “VAMO QUE VAMO”.

METAS A SEREM ALCANÇADAS:

-Marca o primeiro treino (X)
- Acontecer o primeiro treino(X)
- Reunir um numero razoável(X)
- Dar seqüência aos treinos (X)
- Escolher um nome (X)
- Escolher o escudo/cores/mas (X)
- Fazer um amistoso com outro time em Salvador (X)
- Viajar para jogar( )
- Ganhar campeonatos( )
-Ter uma matéria no intervalo da NFL( )
- Fazer historia( )
- Se divertir (X)
- Fazer amigos (X)
___________________________________________________

Bom galera é isso ai, um grande parabéns a todos que participaram e que estão participando desta luta e um viva aos POLITANS. Que este seja o primeiro de muitos aniversários que comemoraremos, supimpa?

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O Poder da Tartaruga.

Certo dia, a lebre desafiou a tartaruga para uma corrida, argumentando que era mais rápida e que a tartaruga nunca a venceria. A tartaruga começou a treinar enquanto era observada pela lebre.
Chegou o dia da corrida. A lebre e a tartaruga posicionaram-se e, após o sinal, partiram. A tartaruga estava correndo o mais rapidamente que conseguia, mas foi ultrapassada pela lebre que, visto já estar a uma longa distância da sua concorrente, se deitou a dormir.
Enquanto a lebre dormia, não se dava conta que a tartaruga se ía aproximando mais rapidamente da linha de chegada. Quando acordou, a lebre, horrorizada, viu que a tartaruga estava muito perto da linha de chegada. Assim, a lebre começou a correr o mais depressa que pode, tentando a todo o custo ultrapassar a tartaruga. Não conseguiu.
Após a vitória da tartaruga, todos foram festejar com ela.


Moral:
"Não cruze os braços quando tudo estiver a seu favor."
"Não se pode desvalorizar os outros apenas pelo seu jeito, características ou forma de ser."
"Quem segue devagar e com constância sempre chega na frente."

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Kickoff

Pois é galera, a espera finalmente acabou. Depois de mais de sete meses finalmente a bola (oval) vai ganhar os ares. Nesta quinta feira teremos a abertura da temporada com o jogo dos Saints contra os Vikings, mas de antemão, aviso que o objetivo desse post não é a analise esportiva da partida.

Por meio desse post venho ressaltar o quanto é importante para nós, humildes jogadores soteropolitanos, acompanhar essas partidas. Afinal, foi assistindo aos jogos que eu (Eu mesmo) me apaixonei pelo esporte e fui buscar aprender mais sobre (e até que aprendi um pouquinho).

Assistindo as partidas observem o dinamismo, a sincronia, a movimentação, o huddle, as faltas, as jogadas e o principal se emocionem assistindo. Assistam aos jogos, se identifiquem com um time e procure saber tudo sobre ele (sua historia, seus jogadores...) viva a emoção da corrida para os playoffs, viva o time.

Para aqueles que ainda não tinham pensado nisso, comecem assistindo as transmissões nacionais do Bandsports, domingo pela tarde; ESPN, domingo à noite e segunda à noite, até para acompanhar vários times e ficar por dentro dos comentários. Para aqueles que já escolheram seu time e conhecem um pouco de inglês, assistam aos jogos pela internet por casts tipo o Veetle, atdhe,Sopcast e outros, basta procurar.

Por hoje é só. Que os jogos comecem!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Historias de amor e paixão


Bom galera, estamos abrindo agora o espaço em nosso blog para os torcedores, com ênfase aos torcedores do SOTERO POLITANS é claro, mas sempre que alguém tiver interesse em contar a sua historia fique a vontade para nós enviar, pois assim analisaremos e se a idéia for boa nós a surrupiaremos escreveremos com nosso nome e ninguém vai saber a verdade.

Hoje começaremos com a historia de amor e paixão pelo Futebol Americano do nosso amigo X, que não quis se identificar, nós o chamaremos então de Goiabinha, frescura retada essa de não querer se identificar então merece um apelido desses, mas vamos lá.

Obs: A historia foi adaptada e resumida para não encher o saco dos nossos leitores.

“Foi num belo dia de chuva quando eu fazia um passeio romântico com minha amada donzela que passando pela praia de Jardim Armação aqui em Salvador, eu vi um monte de homem um derrubando o outro na areia, como sou amante das Artes Marciais eu parei para observa, só que aos poucos percebi que não era Jiu Jitsu e nem Capoeira na praia, pois envolvia uma bola oval e era vários “lutadores” ao mesmo tempo.

O que não entendi era se aquilo era amor, paixão, garra ou loucura, pois pra aqueles meninos fazerem o que eles estavam fazendo tinha que ser alguma coisa assim, o mais bonito era o sorriso em cada um deles depois de serem derrubados na areia ou depois de levarem uma porrada. Impressionante também era que estávamos debaixo de uma chuva danada, uma ventania braba, raios e trovões a capital tava se acabando naqueles dias, pra vocês terem idéia, as crianças da cidade alta estavam usando o Elevador Lacerda pra dar caída, pulando de cabeça pra a cidade baixa, que nem a galera pula da ponte em dia de maré cheia.

Como estava passando um vendedor de picolé na hora eu parei pra assistir, minha nega pegou um de abacaxi, que parecia de limão, mas tinha gosto de acerola e eu peguei uma Skol que é de lei e ninguém é de ferro. Foi quando minha figura falou
-oh pra ali ‘Goiabinha’ o cara deu um pulo e pegou a bola, aquele altão, brancão ali joga direitinho, ele podia ser o goleiro do nosso Bahêa.
Eu respondi que já bastavam as carniças que joga no Esquadrão de Aço e ela ainda queria acabar de vez com a gente. Se ele quisesse ia pro Vitoria.

Bom, vamos ao que importa. Eu achei massa o jogo e como já tinha visto alguns filmes de Futebol Americano me interessei em tentar aprender, chamei um jogador que esta estatelado no chão e perguntei como fazia pra participar, ele gentilmente chamou o presidente do time,(pooh moral da porra, chamou o presidente pra vim falar comigo,rsrs) ele me disse algumas coisas, deu umas dicas e me convenceu a vim já no outro treino.
No outro sábado eu apareci lá e.....”

Bom galera é isso ai, essa foi a primeira parte da historia de nosso famoso Goiabinha, o resto fica pra outro dia.

Obs: Lembrando que quem quiser escrever em nosso blog é só entrar em contato a diretoria de Marketing ou então com nossa diretoria, só não procure Goiabinha, pois uma hora dessas ele deve estar do lado de algum isopor bebendo um refrigerante em lata observando as pessoas pra poder inventar e contar alguma mentira pra contar pra alguém.

terça-feira, 20 de julho de 2010

FORMANDO O NOSSO TIME

“Boa tarde (bom dia ou boa noite)Pessoal,

já faz algum tempo, que através do meu amigo Ítalo, eu ouvi falar desse interesse de vocês em forma um time.Interessei-me muito e decidi tomar uma iniciativa. Eu disse pra mim mesmo “Vou fazer o possível pra ver esse time formado”

Pelo o que eu li nos tópicos criados iria demorar muito pra acontecer alguma coisa, então eu vou tentar “botar essa bola pra frente”. Eu não, todos nós.

Na ultima lista que vocês fizeram tiveram 6 ou 7 pessoas,o que já é um bom começo, junto comigo eu acho que tenho a possibilidade de trazer uns 5 ou 6 caras. O que daria no mínimo um time com 12 pessoas (espero mais do que isso)

Não sei se vocês estão realmente interessados, mas vamos daqui pra frente torna esse sonho realidade.

É de suma importância que todos tenhamos esse pensamento, pois só com a nossa união teremos resultados. Por mais que nos primeiros treinos as coisas sejam difíceis devemos sempre acreditar.

Quem ler este tópico avise aos outros integrantes e a todos que puder, pois a parti de hoje a historia desse time vai mudar.

Tem um ditado que diz que TODA JORNADA SE INICIA COM O PRIMEIRO PASSO.Se não for isso é parecido

Um forte Abraço a todos e espero noticias de todos pois assim que possível marcaremos o nosso primeiro treino.

Obs.: Vamos a cada dia tentar encontrar mais e mais jogadores, porem por enquanto vamos nos reunir entre nós, por isso não se preocupem com números.”



Este texto foi escrito no dia 19/10/09 e foi primeiro passo da nossa caminhada, ainda estamos longe de nossas metas, mas já evoluímos MUITO graças a perseverança de todos que participam e que já participaram deste lindo ideal, O SOTERO POLITANS.

O texto foi retirado da comunidade do Orkut do SOTERO POLITANS, texto este escrito pelo nosso atual presidente Alan Brito, antes apenas um sonhador porem agora que ocupa este cargo ele é realizador.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Deixe-se contagiar pela emoção.



Existem muitas sensações na vida que nos fazem viajar. Sensações lícitas e ilícitas, diga-se de passagem. Cada um deve saber o que é melhor pra si e seguir seu próprio caminho. Escolhi uma trilha que hoje em dia não tem mais volta. Ela me puxa, mesmo que eu esteja cansado, mesmo que eu esteja me sentindo incapaz, mesmo que eu não esteja enxergando um palmo à frente do nariz, nem que ouça nem detecte o menor barulho que for. Ela me puxa pra cima, me “tira do buraco”, estende a mão e numa breve explosão de milésimos de segundos, me empurra para a vitória. Minha trilha é uma só. Percorrer jardas e mais jardas, seguindo meus bloqueadores, lançando para meus recebedores, interceptando meus adversários. Como você já deve ter percebido, minha trilha é uma só. É saudável, é determinante, é contagiante e é excitante. Futebol Americano, EU JOGO!

Você também pode!


SOTERO POLITANS
Deixe-se contagiar pela emoção.


Juba Rivas
Dir. de Marketing Sotero Politans

domingo, 20 de junho de 2010

Arena Kawabanga / Nova Casa


Arena Kawabanga.

Dia 12 de junho de 2010, para os comprometidos dia dos namorados, para os que ainda procuram um grande amor é apenas um dia de treino normal, faltaram muitas pessoas no treino, cada um com uma desculpa e outro liberados por causa da data comemorativa.

Quem não foi perdeu uma despedida, é com grande tristeza que a gente se despede da Arena Kawabanga, a antiga casa dos POLITANS e o futuro local de treino do Red Phoenix.

Por alguns motivos nós iremos para outro local, foi uma decisão difícil porem será para o bem do grupo e será um divisor de águas, pós agora “É PRA VALER”.

Tudo começou nas areias da praia de Armação, foi lá que tivemos o nosso primeiro treino, nosso primeiro rachão com o time do Red Phoenix, foi lá que sorrimos muito, tivemos varias alegrias, aprendemos muito, evoluímos pra caramba, foi lá que fizemos muitos amigos e o mais importante foi lá transformamos um sonho em realidade.

Quero agradecer a todos os SOTERO POLITANS por cada gota de suor, cada sangue derramado, cada gripe após treinos na chuva, a cada rala de banheiro estúpido com areia, a cada Tackle e também agradecer a cada um por se entregarem de coração, de corpo e alma. Foi muito bom lá e tenho certeza que na nossa nova arena será melhor ainda.

Em Armação (Arena Kawabanga), tínhamos uma boa vista, a todo o momento pessoas paravam para nos ver, pra admirar ou simplesmente passando na por perto. Era engraçado quando passava uma mulher bonita e a galera toda batia palmas para ela, muitas sorriam, outras acenavam mas sempre tem as retadas que fingia que não era com elas, mas por dentro se achando, é claro.

No nosso novo CT teremos um ambiente mais propício para focar trabalhos, pois iremos, só e exclusivamente para treinar, temos espaço nas dimensões oficiais e é um caminho muito melhor para a maioria dos nossos queridos jogadores.

É isso ai galerinha, neste texto não falarei sobre o treino, apenas irei parabenizar os que compareceram e ao lindo TD de Tiago, na linha ele é “O Cão” e nos outro lugares ninguém segura, quem tentar parar aquela Carreta desgovernada ou passa batido ou conhece o sabor da areia.

Próximo treino já será na praia de Patamares, um novo local, uma nova vida, mas o mesmo POLITANS com sua DEFESA DESTRUIDORA e seu ATAQUE PODEROSO.


Dia 19/06 o Primeiro Dia na Nova Casa.

“Gostaria de parabenizar o ataque pelo ótimo desempenho no treino de hoje...
Além de um bom entrosamento entre os jogadores, as próprias jogadas mostraram um nível muito superior ao que vinha sendo apresentado anteriormente.” (Palavras de Kverna)


Praticamente todos adoraram o lugar, muitos coisa pode ser mais bem trabalhada, a defesa vai ser mais exigida, os RB poderão mostrar seus verdadeiros potenciais, os WR e CB estarão numa dimensão em que serão bem mais exigidos, a linha de ataque terá que se adaptar a novas ameaças e o QB terá que malhar os braços.

E já começos neste sábado, foi o nosso segundo treino lá, porem o primeiro após a mudança. Com diz as minhocas do Worms “O primeiro de muitos”.

Aproveito este espaço também pra agradecer e valorizar a força de vontade das nossas CHEERLEADERS, pois este novo local é uma “contramão” para elas, mas mesmo assim elas estão sempre firmes e fortes e claro que daqui pra frente será ainda mais serio os trabalhos. E também todos aqueles jogadores que estão, e sempre estarão do nosso lado, independente do local de treinamento.

Um abraço para Pedro, O RAMBO DO NORDESTE.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

EU SÓ DIGO UMA COISA. QUEM NÃO FOI, NÃO FOI!!!!!!!!!!!



A Iª Confraternização do SOTERO POLITANS

O que eu posso dizer sobre a confraternização?

Bom ate onde o absinto me deixa lembrar foi ótimo, quase que maravilhoso, só faltou eu conseguir pegar um baba com a galera, infelizmente as batidas de maracujá não deixaram.

Acho que a feijoada estava ótima, só não posso confirma isso, pois não comi, é que o licor não permitiu.

O poker foi descente, o domino foi uma baderna e o palitinho foi 10, pena que as doses de vodka não me deixaram jogar.

Agora, sei que o pagodão foi, como se diz aqui na boa terra, “mil graus”. Isso eu sei porque as cervejas me proporcionaram mostrar meu swing baiano, principalmente na hora que cantaram “Na boquinha da garrafa”. Nessa hora ai Guilherme e o Presida se soltaram, e provavelmente mais gente se soltou também só que os drinks do nosso barman oficial, Bô, não me permitiram tal lembrança.

A galera quase toda reunida na casa do presidente, que deve ter levado uma bronca da galera de lá por causa da bagunça, todo mundo se divertiu comeu pra caramba, bebeu muito refrigerante, água Tonica e suco de limão, uns namoraram, outros tentaram, a turma pegou o baba no meio da rua, uns perderam a sola do pé, uns o short, outros a noção de como usar as vírgulas na construção de uma redação e por ai vai.

Quero mandar um “salve” pra Michele que não comeu a divina feijoada, eu também não comi, mas foi por culpa da Catcha. Ela aguentou a tarde todo comendo só biscoito de maisena.

Um “salve” também pra Bô que derramou bebida na camisa de uns 3 colegas

E um “salve” pra Guilherme que por pouco não ganha de danada da Catcha.

Teve também a apresentação do nosso futuro preparador físico, o grande Ricardo, mas conhecido como Kito. Amigo do presidente Alan e que sem duvida será bem vindo na turma. Depois das festas juninas e do período da copa do mundo (HEXA BRASIL MINNHA PORRA) ele se juntara ao grupo e terá alguns dias de testes, para ver se a turma aceita legal o trabalho dele, essas coisas. Se a galera concorda, ele seguira junto conosco e certamente trabalhara duro, sempre pensando no nosso bem e no quanto de poeira que os adversários iram comer.

domingo, 6 de junho de 2010



Dicas para se ter um ataque poderoso:

1- Muito feijão com farinha e bastante miojo


2- Bater a laje dos vizinhos


3- Não gostar de ninguém


4- Treinar e jogar sempre com fome


5- Entrosamento



É isso galerinha bonita, o nosso ataque é poderoso, monstruoso, magnífico é praticamente o Santos de Pelé. Os QB São quase profissionais, o WR são coisa de outro mundo, os RB seriam medalha de ouro em qualquer prova de corrida das olimpíadas, a linha é simplesmente monstruosa e os demais são tão F... que eu não vou nem citar.

Juntando os treinos de quinta e sábado (03/06 e 05/06) a linha de ataque obteve a melhor nota dada pelo Coordenador das linhas (5,1) só uma inspiração divina para se combater estes caras.

A defesa teve trabalho pra tentar segurar esses caras, em algumas oportunidades ate que conseguiu porem no treino Ataque x Defesa vimos muitos avanços e a boa nota dada por Matheus (Coordenador das linhas) não foi por nada.

Aproveito a oportunidade para lembra a todos que no próximo domingo (dia 13/06) teremos o nosso reggae, a Iª Confraternização do SOTERO POLITANS. Se informem sobre lugar, horário, o que vai rolar e o que precisa levar na nossa comunidade ( http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=93272399 ).


Parabéns a todos do ataque e da defesa também pois um grande time é a união perfeita deste dois itens e muitas outras coisa, espero por vocês no próximo treino e logo depois na Iª Confraternização do SOTERO POLITANS.

domingo, 30 de maio de 2010

PRÉ-JOGO ESTICADO







Neste sábado que se passou (dia 29 de maio) teríamos um jogo retado de bom contra a equipe de All Saints, porem devido às fortes chuvas no local do evento foi impossível a realização do mesmo.

O jogo foi cancelado para a tristeza de ambos os times, mas era inevitável, sendo assim então marcamos o nosso treino na famosa Arena Kawbanga, tirando o nosso querido Jorge Alfinete que foi para o local de encontro e ficou horas de baixo de um sol quente e com sede, pois o mesmo perdeu a carteira no ônibus em que embarcou, todos chegaram no horário do treino e assim o treino começou bem rápido, contamos com a presença ilustre do nosso querido Deco, jogador do Salvador Red Phoenix, que não agüentaria uma semana sem treino já que o treino de seu time foi passado para o domingo, dia o qual ele não poderia comparece. Aproveito este espaço para agradecer a sua presença Dequete e acho que você ficaria uma graça com os pompons das lideres de torcida.

O treino foi ótimo, a turma se empenhou ao máximo ainda mais na hora que o presidente Alan e Frederico (Presidente do Salvador Red Phoenix) ficaram de saco de pancadas após uma “lição” que deram sobre canalizar emoções e saber separar raiva de garra. Deixo aqui a observação que a linha de ataque esta poderosa, jogaram o Ataque contra Defesa como se fosse o próprio amistoso, parabéns galera, sem vocês o nosso QB estaria em maus lençóis

Há muito tempo que não chovia no fim da tarde e diferente dos últimos 4 ou 5 treinos teve MUITO SOL, mas muito mesmo, tanto que tinha gente com protetor solar fator infinito e uns peixe fritando nas pranchas dos surfistas.

O dia foi marcado também pela apresentação de nossas lindas, maravilhosas e tudo que a de bom, novas Politans Cheerleading. As novas gatinhas se chamam Vanessa (irmão de Vitor em galera oh lá em?) e Luana (para os mais chegados Lu do Alface), que já tinham se juntado ao grupo antes, porem foram formalmente apresentadas a imprensa neste sábado. Engraçado foi na hora da apresentação, teve gente que adorou, ate pulinhos de alegria teve. Não é, Osama?


Todos ficaram abalados por não ter o jogo, mas pra minha trupe eu digo que não se preocupem, pois mais cedo ou mais tarde vamos ter a oportunidade de enfrentá-los e com esse cancelamento teremos mais um tempinho pra trabalhar, na parte tática e também na mais importante na psicológica. Como já dizia um velho amigo meu: “Paciência, jovem Padawan”

Para os torcedores e a galera do outro time, fica um agradecimento pela confirmação da presença e um agradecimento especial para a galera que estava fazendo parte da organização do evento.

É isso ai galerinha bonita, ainda não foi dessa vez, esse tempinho pré-jogo foi esticado um pouco, mas este jogo não tardará a acontecer.



OBS: Aquele velho maluco era pai de quem mesmo?








segunda-feira, 24 de maio de 2010

Concentração para o jogo.


No último sábado dia 22/05/2010 o alvi-verde praiano do Futebol Americano de Salvador - SOTERO POLITANS - realizou seu derradeiro treino visando o amistoso contra a primeira equipe de salvador o All Saints, a ser realizado no dia 29/05/2010, no Sítio do Caju, na Estrada do CIA.

O local escolhido para o treino foi um ambiente diferente do natural habitat da tartaruga marinha Sotero Politans, acostumados a treinar na Praia de Armação, o time se juntou em Patamares, para treinar em um lugar mais sossegado, longe da vista dos transeuntes e com um campo de dimensões maiores.

O treino começou sob uma forte chuva, com atividades que visavam aprimorar principalmente o desempenho dos Quarter Backs da equipe, Cassio e Igor, simulando uma situação que exigia rapidez de raciocínio e habilidade para evitar os sacks. Juntamente com isto foi desenvolvido uma clássica prática de rotas com os wide receivers e tight end.

E apesar do clima descontraído do treino, um acidente ocorreu e um corner back da equipe, Ari teve de ser encaminhado ao hospital por conta de uma torção no dedo,acidente que não vai lhe tirar do jogo de sábado. Outras situações que chamaram atenção foi a penalidade aos jogadores que erravam as jogadas, conversavam demais, ou faziam o que não tinha que fazer, sendo obrigados a “pagar” flexões de braço na areia na mesma hora. Igor e Guilherme chegaram a pagar 10 flexões por causa de uma rápida conversa. (Isso mostra que apesar dos sorrisos, dentro de cara jogador do Politans, a vitória é uma ambição e o treino rígido é o caminho)

Em um momento de total descontração do time, onde até os jogadores mais sisudos como Matheus brincaram e sorriram, os jogadores estavam dividos, uma parte deles como Peixe, Juba, Elvis, Guilherme e outros fizeram uma roda e com a bola oval brincaram de cinco cortes, usando os pés, uma mistura maluca de futebol americano, soccer e vôlei! Outra parte dos jogadores estava se divertindo jogando uma partida de “beisebol” utilizando uma bola de futebol americano pequena.

Após tudo isso, o time realizou um descontraído rachão onde os jogadores atuaram fora de suas reais posições, e mesmo debaixo de chuva e com a noite escura que caía e sem refletores fortes para iluminar a praia, o jogo se iniciou. Depois de uma campanha de passes e corridas, ao ser empurrado pra sua End Zone, o time sem camisa consegue recuperar a bola, e com as "costas na parede" inicia seu drive. Foram 4 jogadas, e 4 sacks, com destaque para Kverna, que com muita força e agilidade, conseguiu alcançar por mais de uma vez o QB Cassio e colocar seu time numa situação favorável, perto da End Zone. Na 3ª GL, a corrida de Alexandre foi bruscamente parada com um tackle de Levi, a bola então cai da mão do RB, mas o QB Igor a recupera e sai correndo, driblando os adversários com a ajuda da equipe que bloqueava os marcadores, passou pela defesa e mesmo seguro, esticou a mão e marcou o Touch Down. Porém o GRANDE DESTAQUE vai para Tiago, o Right Guard que se fez de Running Back, e na jogada especial dos Politans (que nao citarei aqui por razões óbvias), correu como um tanque, atropelando tudo que estava na frente, avançando jardas e mais jardas, até ser parado, já distante.
E nesse clima de descontração, mas com muito foco e muita vontade, os Politans se prepararam para o grande jogo contra o Salvador All Saints, um embate entre 2 grandes times, mas onde só um sairá vencedor.

domingo, 16 de maio de 2010

Treinamento de luta e guerra


Dizem que o treinamento do exercito transforma meninos em homens, transpondo isso para os treinamentos dos Politans eles transformam homens em GUERREIROS.

O sábado do dia 15/05 começou como outro qualquer porem com uma única diferença, o jogo contra o All Saints esta ficando cada vez mais perto, e esse foi o estimulo para nós fazermos o melhor treino dos SOTERO POLITANS, simplesmente perfeito, quem não pode ir ficará na vontade e quem foi terá uma boa lembrança dos dias de treinamentos. Sabe aqueles filmes de guerra onde aparecem os soldados se rastejando ate uma trincheira? O treino foi quase assim, tirando apenas as mortes e todas aquelas balas perdidas (ou achadas).
O inicio foi com aquele aquecimento gostoso, só pra alongar e esticar os músculos, a turma adora essa parte.
Depois dividimos os grupos para treinar, de um lado os QBs WRs e CBs de outro lado RBs e SFs e junto toda a linha e LBs, ou seja “O BIXU PEGOU”

Só que do leste vinha uma mensagem, que pode se resumir numa frase de uma musica de nosso querido Raulzito
“Coragem... coragem, se o que você quer é aquilo que pensa e faz coragem... coragem eu sei que você pode mais... MUITO MAIS.”

Esta mensagem vinha em forma de chuva, ou melhor, num dilúvio que caiu sobre nós, muita chuva mesmo. Mas como isso não poderia atrapalhar nossos planos fomos a diante e o dia foi pesado, os coordenadores acordaram com raiva da mãe, só pode. O treino da linha foi duríssimo e para as outras posições foi pior ainda, a chuva alem de animar e refrescou, pois o tempo maluco de Salvador só não é pior que os nossos treinamentos.

Teve gente que ate pensou em desistir, mas quando lembrava que o nosso próximo amistoso estava por vim refletia melhor e como diz um dos nossos lemas, "ACIMA DA FORÇA, ALÉM DA SUPERAÇÃO"

No meio do treino já tinha muita gente cansada, todos praticamente exaustos porem a garra e a perseverança são sempre vencedoras quando se trata dos Politans, quem tinha que sair cedo não teve coragem de abandonar o treino e quem tava doente melhorou logo pra poder se juntar a nós. Os treinos táticos e técnicos foram muito pesados e enriquecedores como sempre.

O ataque contra defesa foi ótimo, se apresentarmos o comportamento visto em campo ontem não tem time que segure a gente, não tem força que consiga nos parar e não existe exercito que vença alguma batalha contra nós que dirá uma guerra. É com esse pensamento que entramos em todos os treinamentos e que aos poucos saberemos adaptar para os jogos, pois somos um time jovem, porem o que temos de jovens temos em força de vontade.

A defesa se comportou como uma muralha e o ataque se apresentou quase que divinamente, e o “placar” do treino terminou como já esperado 0x0, pois em briga de gigantes o empate é a melhor forma de mostrar que a igualdade existe

Em baixo de chuva e muitos ventos foi o começo, meio e fim do nosso sábado, com pequenas brechas apenas para que a gente pudesse tirar umas fotos e fazer algumas filmagens, nada demais, apenas algo simbólico. Tomara que as filmagens reflitam como foi o treino, um treinamento para a guerra

Resumindo é isso o treino foi ótimo e muito bom para a nossa parte tática.
Como dito antes o jogo contra o All Saints ta chegando e será dia 29/05 no Sitio do Caju no inicio da estrada do CIA, porem este é um assunto para outro texto.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

DIA QUASE PERFEITO (Parte 2)

Antes disso vou resumir o lance e aproveitando pra puxar o saco do nosso presidente:
Foi numa jogada do ataque adversário que o nosso ilustríssimo LB (quero um cargo viu Presida) percebeu que seria uma corrida e viu que podia pará-lo, o QB deles deu um passe para traz para o RB que estava no lado direito do ataque, o LB mais bonito do time que joga no lado direito da defesa, ou seja do lado oposto do corredor, saiu como um raio, um trem, uma carroça, uma maquina destruidora por umas 20 jardas e pegou o RB, que estava a atrás da linha, foi num pulo extremamente eficaz e certeiro que ele o derrubou e fez com que recuassem muitas jardas.
O presida teve a ajuda de Matheus (um dos, já que no time tem uns 15 com esse nome) não que ele precisasse de ajuda, mas como toda ajuda é bem vinda Matheus fez completou o serviço.

... o RB levou um tackle e por ter se machucado no barro batido e feito o ataque recuar varias jardas acabou se exaltando e assim foi pra cima de Matheus, injustamente diga-se de passagem, não foi para briga não antes que pensem isso, foi apenas tirar satisfação porem como foi perto do nosso banco de reserva a turma todo se levantou e como o outro time não podia deixar o rapaz, mesmo que errado, sozinho foram aparta aquele principio de quase confusãozinha.

Acharam melhor por terminar a partida naquela hora, pois um lance isolado como aquele não podia estragar e nem iria manchar o lindo dia que tivemos, que apesar não termos conseguido pontuar mais, nós vimos ali que tínhamos reais chances de conseguir, não aconteceu e isso não é o fim do mundo, muito pelo contrario é o começo de um novo mundo para todos, os que estavam uniformizados e os que estavam assistindo pasmos com a beleza do jogo.

Aproveito esta oportunidade para agradecer mais uma vez a equipe do Red Phoenix pelo lindo evento e pelo convite, e ainda para parabenizar pela excepcional resultado, muitos dizem que o tempo não acabou e então o jogo também não, tinha ainda dois tempos inteiros para serem jogado, mas deixa isso para daqui a 50 anos quando forem pesquisar qual o placar do primeiro jogo da Bahia.

Faço minhas as palavras de Carlão, um dos destaques do Red Phoenix que num perfeito texto falou deste primeiro clássico.

“O FUTURO DEPENDE DE TODOS NÓS....
Em um dia, mais que especial como o 1° de maio, dia do trabalhador uma nova história começa a ser oficialmente narrada em Salvador. A história do Futebol Americano. O universo foi afetuoso e ardiloso, escolheu uma comunidade essencialmente proletariado para compor o cenário dessa nova história.

No futuro, comentarão como foi à primeira partida de Futebol Americano em Salvador: um campo de barro sem devidas marcações, não existia equipamentos sofisticados, não tinha uma torcida critica em Futebol Americano, não tinha narrador, não tinha arquibancada, não tinha televisão, rádio ou jornal; entretanto no campo podia-se ver claramente, esperança, garra, emoção coração e uma vontade imensa de dois times querendo gritar em alto e bom som para Salvador inteira que aquele momento era único, era singular, era plural e que essa pluralidade iria perfazer, transcender o tempo e o espaço. Estava nítido dentro de campo o espírito de união, companheirismo e no calor das emoções as adversidades eram suprimidas pela amizade pela vontade de jogar. No placar um time ganhou, porém ambos venceram. A história do Futebol americano está apenas começando muito tem para se contar.

E para a comunidade, também protagonista dessa história, composta de trabalhadores e trabalhadoras um presente especial, a sementinha que foi plantada.”

Faço minhas também as palavras de Tiago, um dos destaques do SOTERO POLITANS que abriu o coração num lindo texto.

“Meu recado
Pessoal, hoje não foi nota 10, e sim nota 100, nota 1000, foi um dos melhores jogos q eu ja joguei na vida pessoalmente, não to brincando, foi muito show, tivemos raça, garra, honra, brigas com juiz, confusão com o outro time, de tudo como um verdadeiro jogo deve ter, e principalmente, amor pelo esporte e vontade de desenvolver esse esporte aqui na nossa terra, e com certeza conseguiremos com a ajuda de todos. Hoje foi um dia para entrar na história do FA em Salvador, pois todo esporte começa com amadorismo, regras as vezes precárias, e até falta de equipamentos como foi o caso, até o futebol, esporte mais popular do planeta começou assim porque não nosso esporte também ? pois é, um longo caminho precisará ser percorrido e com certeza esse foi o primeiro passo. Queria agradecer o pessoal do Red Phoenix pela oportunidade, pelo presidente deles que falou várias coisas sobre projetos que ele quer implantar e com certeza a ajuda dele vai ser essencial. Foi um dia muito especial para o FA não só na Bahia como no NE pois tenho certeza que depois dessa iremos partir para um outro NÍVEL no esporte aqui, como vocês puderam ver a quantidade de criança que ficou interessada com o esporte... é isso, valeu, grande abraço !!

UHAAAAAAAAAAAAAAA”


NOITE:
Pensou que tinha acabado? É rapaziada o autor aqui se empolgou com as palavras e escreveu muito,muita besteira eu sei mas me perdoem sou apenas um apaixonado pelo esporte e não tenho nenhuma intimidade com essa arte de escrever.
A noite começou quando bateu a vontade de comemorar e de pela primeira vez a turma se reunir para fazer algo diferente de se jogar na areia e se embolar com homem suado, fomos para uma churrascaria é rapaz o negocio foi o gerente gostou tanto da gente(R$) que tirou ate uma foto, bem eu pedi pra ele tirar uma foto nossa só que ele entendeu errado e saiu na foto com a gente.
Agradeço a Bô(Vela preta) que pagou meu rodízio e ao presidente que pagou as bebidas, opa o que é isso presidente que imagem errada é esta? AAAhhh não poh, as bebidas foram apenas, refrigerante, água mineral, água Tonica e gatorade. Ta perdoando então.
Demorou a acontecer esta confraternização, que não contou com o time inteiro pois estavam todos longe de casa e no feriado os ônibus demoram a passar, mas mesmo assim boa parte estava presente e curtimos muito, demos varias risadas, enchemos a barriga, brincamos e o mais importante nos unimos mais ainda, pois alem de parceiros dentro de campo estamos sempre unidos fora das linhas.
Pedro esta devendo uma prenda e uma lixa (tipo um montinho só que com tapinhas amigáveis na cabeça e nas costas).
Para uns a noite pode ter continuado ter terminado melhor ainda, mas ai é com cada um, só sei que eu não tinha forças nem para levantar o braço quem dirá outra coisa, também nem consegui dormi, estava a mil por hora e ainda aceso.

Bom foi +- isso ai minha turma, o dia foi supimpa mesmo muito legal como diz meu tio avô foi “da hora”.

Aahhh Matheus o primeiro tackle foi lindo parabéns mesmo

Aproveitando para agradecer a todos os jogadores do SOTERO POLITANS,
todos estavam ótimos, parabéns a todos, a linha de ataque estava impossível a de defesa destruidora, os corredores estavam inspiradíssimos os WR, CB, QB, HB, FB, TE, Taclke, Guard, Center, DT, DE, LB, Safeties e também é claro para as lindas cheerleading do SOTERO POLITANS.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Sotero Politans x Salvador Red Phoenix

Melhores Momentos

domingo, 2 de maio de 2010

DIA QUASE PERFEITO (Parte 1)


Uma historia de amor e paixão num dia praticamente perfeito.

No dia 1 de maio de 2010 aconteceu um dos maiores eventos da Bahia, não, não foi carnaval e nem tão pouco um pagodão na calçada na frente de um show, foi o primeiro jogo de Futebol Americano de Salvador. Um confronto para ficar na historia duas equipes que do começo ao fim estavam lutando com unhas (cortadas pra não ferir ninguém) e dentes (com protetores bucais) e sempre procurando chegar à end zone, o SOTERO POLITANS e Red Phoenix jogaram para um público razoavelmente interessante, nada que se compare aos nossos planos e sonhos, mas para um esporte nunca visto por essas bandas e desconhecido por certamente, acredito eu, uns 88,73% dos moradores das redondezas do campão, que por falar nele ficou minúsculo quando as duas equipes entram uniformizadas e vestindo a camisa da paz e da união. Aproveito este meio de comunicação para agradecer e parabenizar o Red Phoenix pelo maravilhoso evento em especial para o presidente Frederico e aos moradores do bairro do cabula que nos recebeu muito bem, sem esquecer do resto do time é claro que fez a festa.

Numa tarde ensolarada em que o calor não dava trégua a única saída foi esquecer as dificuldades e como se diz aqui na boa terra, cair matando no adversário. O sol brilhou tanto que quando o SOTERO POLITANS entrou em campo mesmo que fosse de noite teria luz solar.

Nós treinamos na praia, areia fofa e jogamos num campo de barro, ou seja, corridas 10vezes mais rápidas e quedas 28 vezes mais dolorosas, mas é bom que aprende.

Sem mais enrolação vamos ao que interessa como foi o dia do SOTERO POLITANS.
Obs.: Pooohh esse autor ”ta que ta” já gosta de tentar falar bonito, só um recado DESISTA.

MANHÃ:
Carreata pelas ruas de Salvador, uma parte do grupo que não sabia onde era o campo inventou de se encontrar na porta do shopping Iguatemi e seguir juntos para o local, porem esqueceram de convidar alguém que conhecia o campo, pois quando marcaram as caronas estavam chamando os que não conheciam o local e nem lembraram de falar com alguém que sabia do local, o pior de tudo foi que só perceberam isso na hora de sair, mas como o SOTERO POLITANS é uma equipe unida nós concordamos que se um se perdesse todos iam se perde, isso que é amizade. O caminho foi super bacana, parecia ate um titulo de final de campeonato mundial, muitos ate acham que esta movimentação pode ser comemorada a festa da conquista do tricampeonato mundial da Seleção brasileira no México em 70, com a nossa linda bandeira hasteada pra fora do carro e nossas faixas divididas em cada carro passamos pela cidade buzinando e dando gritos de guerra em plena rua, só paramos mesmo quando apareceu um carro da prefeitura e não ficou um se quer na pra fora da janela. Foi complicado mas achamos o local de treino foi o tempo de trocar de roupa e ajeitar alguns detalhes finais. A outra parte veio de ônibus sozinhos ou acompanhados.

TARDE:
A hora mais esperada do dia estava por vim, os mais novos estavam nervosos e os mais calejados mesmo assim sentiam um frio na barriga, pois eles estavam prontos para começar o primeiro jogo de FA de sua terra..
Enfim começa a partida, o Red Phoenix da o chute inicial, nós nos atrapalhamos um pouco e demos chances para um bom avanço porem isso não foi motivo para desanimo, muito pelo contrario alguns erros que cometemos serviram de inspiração e nos deu mais garra ainda, o Red Phoenix estava impossível jogando demais com muita vontade e querendo da o troco do resultado do ultimo jogo treino que eles perderam e para isso não estavam contendo esforços e sempre que possível iam pra frente sem medo e com muita técnica, mas eles não estavam sozinhos em campo do outro lado estava O SOTERO POLITANS com seu ataque poderoso e sua defesa destruidora, os dois times jogaram muito bem e com muita animação do inicio ao fim.
O Red Phoenix atacou sem piedade e assim conseguiu marca TDs jogando no ataque e Tb na defesa, com os corredores em dia de inspiração e a linha fazendo o trabalho perfeito eles abriram uma boa vantagem.
Os Politans não estavam gostando nada dessa historia e quando as lindas cheerleading do Sotero Politans perceberam que o time estava quase se abatendo elas que já estavam muito animadas se superaram e com palavras de efeito, gritos de guerra e musicas super animadas botaram fé no time que ai sim começou a fazer efeito as jogadas de ataque, não que antes não estavam avançando mas nós precisávamos pontuar e foi isso que Felipe Ronaldo fez, ele pode não ser o camisa 9 da seleção brasileira mas é nosso fenômeno, com um passe curto certeiro de nosso QB Cássio ele viu uma barreira a sua frente, muita gente, todos com sangue no olho para derrubá-lo e para não deixá-lo avançar nenhuma jarda, porem com apenas em seu segundo dia com o time ele já sabia o que fazer e com a ajuda da linha de ataque ele achou uma pequena brecha na defesa adversária e foi lá que ele tentou, sem sucesso, mas a jogada ainda estava acontecendo e ele não desistiu, com apenas o treinamento da semana passada ele já captou as nossas mensagem e encarnou o espírito do time NUNCA DIGA NUNCA e com essas palavras na mente driblou vários, foi puxado, agarrado e tudo que tinha direito mas como a fome era grande ele saiu levando todos, a fome foi tanta que quando ele foi derrubado, já na end zone ele disse que comeu terra e cal, não matou a fome mas se satisfez com um TD.

Era isso o placar já não era tão assustador porem o tempo era curto, fomos para cima mesmo, estávamos dominando a partido sabíamos que íamos ao menos empatar o placar e mais, com tempo a gente podia ate reverte os números, porque não? Estávamos quase lá chegamos ate a marca um TD porem já tinha sido marcado uma irregularidade, frustrando a todos ali presente (exceto o Red Phoenix é claro), porem como nem tudo são flores no Futebol Americano,ainda mais aqui para quem esta começando foi numa mistura de sentimentos que estava aflorando de todos e como numa montanha russa de emoções o clima quase esquenta, foi quando...



(continuação a caminho, não percam o final desta trama)

domingo, 25 de abril de 2010

O CABULA VAI PARAR

BOOOOA TIMEE!!!
BOM JOGO TIME!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

O DIA EM QUE A PRAIA PAROU.


O treino do dia 21/04 começou como outro qualquer, a turma se preparando para suar, se aquecendo um pouco, alongando e tudo mais. Só que esse não seria um treino com outro qualquer, percebemos mais adiante uma movimentação, então vimos que era o treino do Red Phoenix, mas não ligamos muito, pois afinal eles estavam treinando lá e nós tínhamos os nossos afazeres.

O treino começou e fizemos nossos trabalhos físicos e táticos, quando avistamos um jogador do Red Phoenix (Sr. Aécio) que se aproximou e perguntou se não queríamos fazer um rachão. A turma aceitou sem problemas, mesmo totalmente desfalcados nós iríamos pro embate.

Desfalcado de quase toda a linha e de praticamente todo o ataque a equipe não acreditava em um resultado positivo, muitos perguntaram qual placar seria uma derrota normal, falaram ate de que se perdêssemos de 18x0 seria normal, pois com o time cheio de novatos, com vários machucados e muitos ausentes seria QUASE impossível vencermos, mesmo eles não completos.

Porem a palavra ‘impossível’ não consta no dicionário dos SOTERO POLITANS, como já dito em nossas reuniões uma grande jornada começa com o primeiro passo e este dia 21/04 foi especial por causa deste passo, este não foi o primeiro passo para a nossa jornada de glorias que esta por vim, mas foi a certeza de que estes passos foram dados corretamente. Nós descobrimos isso quando novamente a dupla dinâmica funcionou, estou falando de Cássio e Ítalo.

Realmente a praia parou. Antes de começar o rachão a chuva não perdoava, ventos fortíssimos vinham do mar em nossa direção porem isso foi um bom pressagio, parecendo que o mar e os céus estavam mandando forças para nós. Nós entendemos o recado e fomos pra cima do adversário. Assim que os SOTERO POLITANS se posicionaram pra dar o chute inicial a praia parou, alguns espectadores ficaram pra ver, a chuva deu uma trégua e o vento não vinha mais e ate as ondas ficaram fracas, como se nós tivéssemos absorvido toda a energia da natureza.

O jogo começou com a nossa maravilhosa equipe nervosa, pois muitos ali temiam um massacre, mas aos poucos fomos criando mais e mais confiança para tentar quem sabe um TD, e foi isso mesmo que aconteceu, porem nosso Wide teve uma inspiração a mais, vindo do banco de reservas um sorriso feminino deu a Ítalo uma garra a mais que todos e foi com essa garra que ele consegui trazer para nós a nossa primeira vitoria. Ítalo não é o único que merece credito é claro, Cássio foi praticamente perfeito no lançamento, a linha segurou a fúria que estava tentando derrubar nosso QB, ele teve pouco tempo mas mesmo assim conseguiu olhar para todos os lados, analisou um possível passe curto, uma corrida ou então um passe longo, e foi exatamente com um passe longo que ele achou Ítalo a bola viajou com sutileza e foi preciso apenas o nosso Wilde, na corrida, agarrar a bola e correr pra mais um abraço. Este tento veio em boa hora, pois já estávamos no fim do jogo o adversário teve tempo apenas de tentar mais uma descida, porem em vão, pois a defesa esta com muita garra e não estava disposta a deixa as areias sem ser com um placar positivo ao nosso favor.

E assim como nós desejávamos acontecer, aconteceu nós VENCEMOS.

Com o placar final ficando nos 6x0 o SOTERO POLITANS mostrou mais uma vez que o plantão é nosso, que nossa defesa é destruidora e que nosso ataque é poderoso.

Depois deste fantástico resultado a praia continuo com a vida normal dela, as ondas ficaram mais uma vez grandes o vento começou a soprar e a chuva veio com força, pra refrescar nossos corpos, mas nunca pra molhar nossos planos.

Dia 21/04/2010 o dia que a praia parou e o SOTERO POLITANS ganhou.

Como Raul Seixas já dizia
“O caminho do amor é o destino, (...)
o do risco é o sucesso,
o do acaso é sorte,
o da dor é o amigo,
o caminho da vida é a morte”

E o do SOTERO POLITANS SÃO AS GLORIAS

quarta-feira, 21 de abril de 2010

De quem é o Plantao hoje?

Hoje o plantão é nosso!!!Ataque arrasador, defesa destruidora!!!Sotero Politaansss...

UUUUHHHHHHHHHHHHHHHAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O INICIO DAS GLORIAS



( PARTE I)

Antes de nascer o SOTERO POLITANS existia uma boa idéia o Salvador Team, no dia 18 de agosto de 2009 Sr. Tiago criou uma comunidade no Orkut na intenção de reunir pessoas para jogar Futebol Americano aqui em Salvador. Tentaram marca reuniões e “babas” porem por vários motivos não deu certo, mesmo com os esforços incansáveis de Dr. Natan e do próprio Tiago foi muito difícil conseguir uma boa data para tal acontecimento. No dia 19 de outubro de 2009 o Sr. Alan Brito escreveu um texto inspirador nesta comunidade e marcou o primeiro treino da turma para o dia 25 do mesmo mês. Nele estavam 10pessoas, muitos deste não continuaram com o time, mas foram muito importantes para que o sonho não morresse na praia.
Com textos motivacionais, palavras de incentivo, gritos de guerra e principalmente com ótimos treinos e um ideal a ser seguido esta vontade nunca padeceu, muito pelo contrario foi sendo alimentada e evoluindo a cada dia. Com treinos aos sábados e alguns em outros dias possíveis o time foi crescendo em técnica e em numero, e este numero cresceu siguinificamente em duas etapas, a primeira foi quando decidimos começar uma pequena divulgação pela internet e também no boca boca e a segunda etapa foi quando apareceu os monstros de São Marcos, formando uma linha fortíssima e melhorando muito o ataque e a defesa.
Aos poucos nós estamos ficando organizados e essa organização não poderia ser citada sem se falar no nome de Juba que com suas idéias avançadas e sempre pensando em profissionalização ajudou e vem sempre ajudando o time a ficar mais forte dentro e fora das quatro linhas. Também não é só Juba que merece credito por este caminho que estamos trilhando em busca da organização plena, vários nomes contribuíram e muito em cada fase. Antes de o time crescer numericamente um pequeno grupo já se reunia na intenção de não deixar que o ideal vira-se uma bagunça, lembro como hoje as reuniões na casa do Sr. Alan, com também os Srs. Ítalo, Sávio e Michel que sem duvida sem estas reuniões que podiam parecer pequenas na hora, mas hoje vemos que sem elas o time não estaria onde esta agora. Os primeiros passos para a caracterização foram dados visto a vontade de todos em não apenas brincar de bola mas em participar de um verdadeiro time de futebol americano. Aos poucos fomos decidido o nome (SOTERO POLITANS), as cores, o escudo, o mascote e tudo mais, sempre em conjunto, ouvindo todos e sendo democráticos antes de qualquer coisa. Treinando sob o sol do verão Salvador e sobre uma areia castigantemente quente nunca desistimos e sempre lutamos. Embaixo de chuvas fortes e sofrendo com a força dos ventos incansáveis vindo do mar não paramos nem um segundo para descansar e com isso nós só lucramos e hoje estamos colhendo os frutos dos nossos dias de fúria. Com nossos estudiosos comandando os treinamentos o time vem a cada dia e a cada treino se aperfeiçoando e se preparando para o futuro glorioso que nos espera. Com o Sr. Pedro e seus auxiliares comandando a nossa famosa defesa destruidora o time evoluiu, e vem evoluindo, muito e sendo fundamental nos resultados positivos dentro de campo. Sr. Estevão e seus ajudantes com seus ótimos treinos vêm deixando o ataque poderoso sem igual. Com coordenadores táticos assim esperamos sempre muito da nossa equipe.



(PARTE II)

Os árduos treinamentos foram postos em teste no dia 10 de abril de 2010, quando fizemos o nosso primeiro jogo treino, que foi contra a boa e experiente equipe do Red Phoenix. Neste dia a defesa se comportou como o esperado, ou seja, praticamente perfeita, deixando todos admirados e muito confiantes. E o ataque mesmo sendo bem marcado pela boa defesa adversária se comportou muito bem e tivemos boas oportunidades de abrir o placar e ate sair com o resultado positivo, resultado esse que não é nem um pouco importante, pois o que valeu mesmo foi a garra de todos o a vontade de vencer estampada nos rostos dos nossos jogadores que nesse dia se tornaram ainda mais fortes do que são. Com uma semana para refletir nos erros, descansar os corpos e as mentes e se preparar para mais um embate contra os Red Phoenix num novo jogo treino, naquele dia 17 de abril de 2010 o time estava concentradissimo, a defesa se portando como sempre e o ataque melhorando a cada avanço nas jardas.
Em fim o primeiro touchdown da historia do SOTERO POLITANS, dois nomes estão gravados nesta jogada, Ítalo e Cássio. A nossa linha de ataque segurou toda a defesa e deu a segurança para o nosso quarterback, Cássio, fazer um lançamento perfeito para o nosso wide receiver Ítalo, a bola foi como um missel e aterrissou com perfeição nas mãos de Ítalo que ao receber o lindo passe já se livrou de dois marcadores e viu o caminho livre para uma corrida de mais ou menos umas 50 ou 60 jardas para o caminho da gloria, “a cena pra mim ta em câmera lenta na mente” é o que ele diz quando perguntado do momento. Este tento ficou conhecido como “o TD da bunda de fora”, pois quando Ítalo estava a umas 10 jardas da end zone foi seguro por um marcador adversário, porem em vão pois sua garra, força e velocidades foram superiores a marcação e assim aconteceu o primeiro touchdown dos SOTERO POLITANS, que foi muito comemorado por todos do time ate que estava cansado ou mesmo de fora do campo foi correndo para prestigiar, agradecer, comemorar e abraçar o nosso wide receiver. A defesa continuou atuando com a grande garra de sempre e o ataque sempre avançando seja nos lançamentos dos nossos QBs ou também com as ótimas e velozes corridas de nosso running back Alexandre.
Este dia 17 de abril de 2010 é marcante também porque foi o primeiro treino com as lindas meninas lideres do torcida as famosas cheerleading do SOTERO POLITANS, que alem de incentivarem os jogadores com sua incansável animação deixam os dias de treino muito mais bonitos e floridos. Parceria esta que foi decidida na reunião que tivemos uma semana antes, onde discutimos planos e metas. Participaram deste primeiro treino as senhoritas Michele,Rafaela e Tais.
Esse é um breve resumo do principio de nossa caminhada que tem tudo para se torna gloriosa e cheia de tentos e historias ainda mais bonitas e emocionantes quanto esta do nosso primeiro TD.
E ai vamos fazer parte desta historia?

Jogadores

Alan Brito # LB

Alexsandro Guerra # OT

Buldog # DL

Cassio # QB

Elvis Mcphee # QB

Estevão # TE

Guilherme Gargur # TE

Igor # QB

Ítalo Campelo # WR

Juba Rivas # CB

Lázaro Santana # DE

Leri Rittel # SS

Matheus Assunção # WR

Neto Alcantara # WR

Osama # WR

Pedro Werneck # FS

domingo, 18 de abril de 2010

SOTERO POLITANS

Futebol Americano, das praias de Salvador-BA para o mundo.