Primeira Vitória: “O Vôo da Tartaruga”
Dia 12 de dezembro de 2010.
Esta data já é mais do que histórica e especial para todos os jogadores, entusiastas e fãs do Futebol Americano residentes na capital baiana. Na tarde nublada deste inesquecível dia, ocorreu o primeiro amistoso de Football, com duração completa, em terras, ou melhor, areias, soteropolitanas. Os desafiantes eram: SOTERO POLITANS vs SALVADOR RED PHOENIX .
Os primeiros, empurrados pelo entusiasmo e confiança que contagia um time formado por jogadores jovens, o segundo, impulsionado pela mistura de experientes praticantes e novos atletas. Os Politans representados pela tartaruga marinha, que para muitos não passa de um animal lento e sem graça, mas que para cultura de outros povos é dotado de singular dom de longevidade, cura e transmissão de bons fluídos, aos que vivem por perto, além de ser protegida por uma rígida casca, que a torna difícil de atingir.
- “A Tartaruga nos ensina como usar nossa proteção contra ferimentos, inveja, medo e do inconsciente dos outros.”
Os RED’s representados pela ave lendária fênix, com sua plumagem feita de ouro e um vermelho inconfundível, como o que colore o sangue humano. Seu significado, mais do que conhecido entre todos é o de renascer das cinzas. Segundo a mitologia, era uma ave que habitava os escaldantes desertos árabes e tinha por costume atirar-se às chamas, quando a sua vida estava prestes a chegar ao fim e dos poucos restos mortais que sobravam, ressurgia uma nova fênix, tão bela e imponente quanto a anterior.
Quanto ao jogo, antes de a bola oval rolar, visivelmente o time visitante (Salvador Red Phoenix) estava em vantagem numérica, enquanto que os mandantes (Sotero Politans) estavam prejudicados pela ausência de importantes jogadores, porém nada impediria de ocorrer o aguardado embate.
Após o Kick Off do Safety Pedro, era o 1º ataque do Phoenix e na 2ª descida, numa tentativa de passe para um WR que estava aberto na direita, o Quarterback Jeffrey foi interceptado pelo próprio Pedro, que auxiliado pelo bloqueio do Linebacker Dennis, chegou à End Zone, marcando o primeiro Touchdown da partida. Após muita vibração do time e da torcida mandante o mesmo Pedro conquistou um ponto extra com um chute, 7 x 0.
No primeiro lance de ataque do Sotero Politans o habilidoso Quarterback, Cássio, fez um passe em profundidade para o Wide Receiver, Osama, que executou um belo drible no Safety e no Cornerback, desta forma, ficando com o caminho livre para a End Zone e marcando o 2º Touch down do jogo, desta vez o ponto extra não foi convertido. Após este lance a partida já parecia caminhar para um final de vitória e tranqüilidade para o Sotero Politans, com uma defesa consistente e um ataque em total sintonia, o time alvi-verde, encerrou o 1º quarto com a vantagem no placar de 13 x 0.
Iniciado o 2º quarto os times continuaram com a mesma postura, do lado alvi-verde, um jogo animado e em controle, enquanto no lado oposto os atletas discutiam entre si e tentavam mudar o quadro da partida com lances violentos e jogadas que eram encerradas pela equipe defensiva do Sotero Politans. Num lance a poucas jardas de sua End Zone, o Quarterback Cássio, que estava numa tarde inspirada, acertou um passe curto para o rápido Runningback Felipe Ronaldo, o “Fenômeno”, que não teve dificuldade de se livrar do Cornerback e marcar o 3º Touchdown do Sotero Politans. Mais festa do time mandante, novamente o ponto extra não foi convertido, encerrando assim o 2º quarto com o placar de 19 x 0.
No 3º quarto já era notório a proposta do Sotero Politans, com huddles de 40 segundos exatos, de deixar o relógio correr, e o tempo passar, para o jogo acabar, viram-se muitas jogadas básicas e seguras, como corridas e passes curtos para se manter a posse de bola, com enquanto o time oposto estava visivelmente nervoso e não conseguia se organizar para buscar uma mudança no placar. Encerrado o 3º quarto, muitos jogadores e simpatizantes do Politans já comemoravam a primeira vitória.
No tempo final a história do jogo se repetia, o Red Phoenix não conseguiu demonstrar a qualidade esperada, e a equipe do Sotero Politans, que não tem nada haver com isso, aproveitou para marcar mais um Touchdown com um passe do Quarterback Igor, para o Runningback Bô, que passou por 4 defensores antes de entrar na End Zone, JOGADA BELISSÍMA. Neste momento foi selado o triunfo alvi-verde, apesar de não ter sido convertido o ponto extra mais uma vez, o placar apontava 25 x 0 para o SOTERO POLITANS.
Neste momento, foi demonstrado o fair play entre as equipes, com o cumprimento dos vitoriosos aos vencidos, e depois o clima tenso deu lugar à festa feita pelo Sotero Politans! Ouviram-se gritos como “o império começou”, em referência à primeira vitória de um time baiano na Bahia e “UH terror, o Pedro é matador”. Ainda na opinião dos jogadores, foi unânime a escolha do Safety Pedro Werneck, como MVP, (Primeiro jogador na história do Futebol Americano na Bahia que fez o kick-off, uma INT, anotou um TD defensivo e marcou um Extra point em seguida) totalmente merecido pelos 7 pontos marcados com o belo Touchdown e o ponto extra convertido, que deram início à vitória, além de suas 2 interceptações.
Como parte de uma promessa feita antes do jogo, caso a vitória ocorresse o Cornerback, Juba Rivas, teve o seu cabelo totalmente raspado pelos jogadores em clima descontraído.
Assim, foi vencido o primeiro duelo entre a Tartaruga e a Fênix, pela Tartaruga, porém, este é apenas o começo dessa intrigante história de rivalidade que será escrita entre os dois times, enquanto a Tartaruga seguirá trabalhando pacientemente, à busca de bons resultados esperamos que a Fênix volte a bater asas e proporcionem mais um épico embate!
Desta vez, literalmente a Tartaruga Marinha, voou e conseguiu derrubar a Fênix. Aguardamos agora o próximo encontro entre os dois emblemáticos animais desta vez com a Tartaruga e a Fênix ainda mais fortes!
Em respeito à vitória dos jogadores, que foram guerreiros, mesmo em menor número, serão mencionados apenas os que participaram da conquista:
Quarterback: Cássio e Igor
Running Back - Half Back: Bô, Felipe Ronaldo e Tiago
Wide Receivers: Ítalo e Osama
Tight Ends: Estevão e Guilherme
Ofensive Line: Joel, Tiago, Diego, Leonardo, Felipe e Rodrigo
Defensive Line: Lino, Caverna e Levi
Line Backers: Matheus, Alan, Dennis, Ian, Peixe e Alfinete
Cornerbacks: Ivan e Juba
Safeties: Pedro e Leri