domingo, 30 de maio de 2010

PRÉ-JOGO ESTICADO







Neste sábado que se passou (dia 29 de maio) teríamos um jogo retado de bom contra a equipe de All Saints, porem devido às fortes chuvas no local do evento foi impossível a realização do mesmo.

O jogo foi cancelado para a tristeza de ambos os times, mas era inevitável, sendo assim então marcamos o nosso treino na famosa Arena Kawbanga, tirando o nosso querido Jorge Alfinete que foi para o local de encontro e ficou horas de baixo de um sol quente e com sede, pois o mesmo perdeu a carteira no ônibus em que embarcou, todos chegaram no horário do treino e assim o treino começou bem rápido, contamos com a presença ilustre do nosso querido Deco, jogador do Salvador Red Phoenix, que não agüentaria uma semana sem treino já que o treino de seu time foi passado para o domingo, dia o qual ele não poderia comparece. Aproveito este espaço para agradecer a sua presença Dequete e acho que você ficaria uma graça com os pompons das lideres de torcida.

O treino foi ótimo, a turma se empenhou ao máximo ainda mais na hora que o presidente Alan e Frederico (Presidente do Salvador Red Phoenix) ficaram de saco de pancadas após uma “lição” que deram sobre canalizar emoções e saber separar raiva de garra. Deixo aqui a observação que a linha de ataque esta poderosa, jogaram o Ataque contra Defesa como se fosse o próprio amistoso, parabéns galera, sem vocês o nosso QB estaria em maus lençóis

Há muito tempo que não chovia no fim da tarde e diferente dos últimos 4 ou 5 treinos teve MUITO SOL, mas muito mesmo, tanto que tinha gente com protetor solar fator infinito e uns peixe fritando nas pranchas dos surfistas.

O dia foi marcado também pela apresentação de nossas lindas, maravilhosas e tudo que a de bom, novas Politans Cheerleading. As novas gatinhas se chamam Vanessa (irmão de Vitor em galera oh lá em?) e Luana (para os mais chegados Lu do Alface), que já tinham se juntado ao grupo antes, porem foram formalmente apresentadas a imprensa neste sábado. Engraçado foi na hora da apresentação, teve gente que adorou, ate pulinhos de alegria teve. Não é, Osama?


Todos ficaram abalados por não ter o jogo, mas pra minha trupe eu digo que não se preocupem, pois mais cedo ou mais tarde vamos ter a oportunidade de enfrentá-los e com esse cancelamento teremos mais um tempinho pra trabalhar, na parte tática e também na mais importante na psicológica. Como já dizia um velho amigo meu: “Paciência, jovem Padawan”

Para os torcedores e a galera do outro time, fica um agradecimento pela confirmação da presença e um agradecimento especial para a galera que estava fazendo parte da organização do evento.

É isso ai galerinha bonita, ainda não foi dessa vez, esse tempinho pré-jogo foi esticado um pouco, mas este jogo não tardará a acontecer.



OBS: Aquele velho maluco era pai de quem mesmo?








segunda-feira, 24 de maio de 2010

Concentração para o jogo.


No último sábado dia 22/05/2010 o alvi-verde praiano do Futebol Americano de Salvador - SOTERO POLITANS - realizou seu derradeiro treino visando o amistoso contra a primeira equipe de salvador o All Saints, a ser realizado no dia 29/05/2010, no Sítio do Caju, na Estrada do CIA.

O local escolhido para o treino foi um ambiente diferente do natural habitat da tartaruga marinha Sotero Politans, acostumados a treinar na Praia de Armação, o time se juntou em Patamares, para treinar em um lugar mais sossegado, longe da vista dos transeuntes e com um campo de dimensões maiores.

O treino começou sob uma forte chuva, com atividades que visavam aprimorar principalmente o desempenho dos Quarter Backs da equipe, Cassio e Igor, simulando uma situação que exigia rapidez de raciocínio e habilidade para evitar os sacks. Juntamente com isto foi desenvolvido uma clássica prática de rotas com os wide receivers e tight end.

E apesar do clima descontraído do treino, um acidente ocorreu e um corner back da equipe, Ari teve de ser encaminhado ao hospital por conta de uma torção no dedo,acidente que não vai lhe tirar do jogo de sábado. Outras situações que chamaram atenção foi a penalidade aos jogadores que erravam as jogadas, conversavam demais, ou faziam o que não tinha que fazer, sendo obrigados a “pagar” flexões de braço na areia na mesma hora. Igor e Guilherme chegaram a pagar 10 flexões por causa de uma rápida conversa. (Isso mostra que apesar dos sorrisos, dentro de cara jogador do Politans, a vitória é uma ambição e o treino rígido é o caminho)

Em um momento de total descontração do time, onde até os jogadores mais sisudos como Matheus brincaram e sorriram, os jogadores estavam dividos, uma parte deles como Peixe, Juba, Elvis, Guilherme e outros fizeram uma roda e com a bola oval brincaram de cinco cortes, usando os pés, uma mistura maluca de futebol americano, soccer e vôlei! Outra parte dos jogadores estava se divertindo jogando uma partida de “beisebol” utilizando uma bola de futebol americano pequena.

Após tudo isso, o time realizou um descontraído rachão onde os jogadores atuaram fora de suas reais posições, e mesmo debaixo de chuva e com a noite escura que caía e sem refletores fortes para iluminar a praia, o jogo se iniciou. Depois de uma campanha de passes e corridas, ao ser empurrado pra sua End Zone, o time sem camisa consegue recuperar a bola, e com as "costas na parede" inicia seu drive. Foram 4 jogadas, e 4 sacks, com destaque para Kverna, que com muita força e agilidade, conseguiu alcançar por mais de uma vez o QB Cassio e colocar seu time numa situação favorável, perto da End Zone. Na 3ª GL, a corrida de Alexandre foi bruscamente parada com um tackle de Levi, a bola então cai da mão do RB, mas o QB Igor a recupera e sai correndo, driblando os adversários com a ajuda da equipe que bloqueava os marcadores, passou pela defesa e mesmo seguro, esticou a mão e marcou o Touch Down. Porém o GRANDE DESTAQUE vai para Tiago, o Right Guard que se fez de Running Back, e na jogada especial dos Politans (que nao citarei aqui por razões óbvias), correu como um tanque, atropelando tudo que estava na frente, avançando jardas e mais jardas, até ser parado, já distante.
E nesse clima de descontração, mas com muito foco e muita vontade, os Politans se prepararam para o grande jogo contra o Salvador All Saints, um embate entre 2 grandes times, mas onde só um sairá vencedor.

domingo, 16 de maio de 2010

Treinamento de luta e guerra


Dizem que o treinamento do exercito transforma meninos em homens, transpondo isso para os treinamentos dos Politans eles transformam homens em GUERREIROS.

O sábado do dia 15/05 começou como outro qualquer porem com uma única diferença, o jogo contra o All Saints esta ficando cada vez mais perto, e esse foi o estimulo para nós fazermos o melhor treino dos SOTERO POLITANS, simplesmente perfeito, quem não pode ir ficará na vontade e quem foi terá uma boa lembrança dos dias de treinamentos. Sabe aqueles filmes de guerra onde aparecem os soldados se rastejando ate uma trincheira? O treino foi quase assim, tirando apenas as mortes e todas aquelas balas perdidas (ou achadas).
O inicio foi com aquele aquecimento gostoso, só pra alongar e esticar os músculos, a turma adora essa parte.
Depois dividimos os grupos para treinar, de um lado os QBs WRs e CBs de outro lado RBs e SFs e junto toda a linha e LBs, ou seja “O BIXU PEGOU”

Só que do leste vinha uma mensagem, que pode se resumir numa frase de uma musica de nosso querido Raulzito
“Coragem... coragem, se o que você quer é aquilo que pensa e faz coragem... coragem eu sei que você pode mais... MUITO MAIS.”

Esta mensagem vinha em forma de chuva, ou melhor, num dilúvio que caiu sobre nós, muita chuva mesmo. Mas como isso não poderia atrapalhar nossos planos fomos a diante e o dia foi pesado, os coordenadores acordaram com raiva da mãe, só pode. O treino da linha foi duríssimo e para as outras posições foi pior ainda, a chuva alem de animar e refrescou, pois o tempo maluco de Salvador só não é pior que os nossos treinamentos.

Teve gente que ate pensou em desistir, mas quando lembrava que o nosso próximo amistoso estava por vim refletia melhor e como diz um dos nossos lemas, "ACIMA DA FORÇA, ALÉM DA SUPERAÇÃO"

No meio do treino já tinha muita gente cansada, todos praticamente exaustos porem a garra e a perseverança são sempre vencedoras quando se trata dos Politans, quem tinha que sair cedo não teve coragem de abandonar o treino e quem tava doente melhorou logo pra poder se juntar a nós. Os treinos táticos e técnicos foram muito pesados e enriquecedores como sempre.

O ataque contra defesa foi ótimo, se apresentarmos o comportamento visto em campo ontem não tem time que segure a gente, não tem força que consiga nos parar e não existe exercito que vença alguma batalha contra nós que dirá uma guerra. É com esse pensamento que entramos em todos os treinamentos e que aos poucos saberemos adaptar para os jogos, pois somos um time jovem, porem o que temos de jovens temos em força de vontade.

A defesa se comportou como uma muralha e o ataque se apresentou quase que divinamente, e o “placar” do treino terminou como já esperado 0x0, pois em briga de gigantes o empate é a melhor forma de mostrar que a igualdade existe

Em baixo de chuva e muitos ventos foi o começo, meio e fim do nosso sábado, com pequenas brechas apenas para que a gente pudesse tirar umas fotos e fazer algumas filmagens, nada demais, apenas algo simbólico. Tomara que as filmagens reflitam como foi o treino, um treinamento para a guerra

Resumindo é isso o treino foi ótimo e muito bom para a nossa parte tática.
Como dito antes o jogo contra o All Saints ta chegando e será dia 29/05 no Sitio do Caju no inicio da estrada do CIA, porem este é um assunto para outro texto.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

DIA QUASE PERFEITO (Parte 2)

Antes disso vou resumir o lance e aproveitando pra puxar o saco do nosso presidente:
Foi numa jogada do ataque adversário que o nosso ilustríssimo LB (quero um cargo viu Presida) percebeu que seria uma corrida e viu que podia pará-lo, o QB deles deu um passe para traz para o RB que estava no lado direito do ataque, o LB mais bonito do time que joga no lado direito da defesa, ou seja do lado oposto do corredor, saiu como um raio, um trem, uma carroça, uma maquina destruidora por umas 20 jardas e pegou o RB, que estava a atrás da linha, foi num pulo extremamente eficaz e certeiro que ele o derrubou e fez com que recuassem muitas jardas.
O presida teve a ajuda de Matheus (um dos, já que no time tem uns 15 com esse nome) não que ele precisasse de ajuda, mas como toda ajuda é bem vinda Matheus fez completou o serviço.

... o RB levou um tackle e por ter se machucado no barro batido e feito o ataque recuar varias jardas acabou se exaltando e assim foi pra cima de Matheus, injustamente diga-se de passagem, não foi para briga não antes que pensem isso, foi apenas tirar satisfação porem como foi perto do nosso banco de reserva a turma todo se levantou e como o outro time não podia deixar o rapaz, mesmo que errado, sozinho foram aparta aquele principio de quase confusãozinha.

Acharam melhor por terminar a partida naquela hora, pois um lance isolado como aquele não podia estragar e nem iria manchar o lindo dia que tivemos, que apesar não termos conseguido pontuar mais, nós vimos ali que tínhamos reais chances de conseguir, não aconteceu e isso não é o fim do mundo, muito pelo contrario é o começo de um novo mundo para todos, os que estavam uniformizados e os que estavam assistindo pasmos com a beleza do jogo.

Aproveito esta oportunidade para agradecer mais uma vez a equipe do Red Phoenix pelo lindo evento e pelo convite, e ainda para parabenizar pela excepcional resultado, muitos dizem que o tempo não acabou e então o jogo também não, tinha ainda dois tempos inteiros para serem jogado, mas deixa isso para daqui a 50 anos quando forem pesquisar qual o placar do primeiro jogo da Bahia.

Faço minhas as palavras de Carlão, um dos destaques do Red Phoenix que num perfeito texto falou deste primeiro clássico.

“O FUTURO DEPENDE DE TODOS NÓS....
Em um dia, mais que especial como o 1° de maio, dia do trabalhador uma nova história começa a ser oficialmente narrada em Salvador. A história do Futebol Americano. O universo foi afetuoso e ardiloso, escolheu uma comunidade essencialmente proletariado para compor o cenário dessa nova história.

No futuro, comentarão como foi à primeira partida de Futebol Americano em Salvador: um campo de barro sem devidas marcações, não existia equipamentos sofisticados, não tinha uma torcida critica em Futebol Americano, não tinha narrador, não tinha arquibancada, não tinha televisão, rádio ou jornal; entretanto no campo podia-se ver claramente, esperança, garra, emoção coração e uma vontade imensa de dois times querendo gritar em alto e bom som para Salvador inteira que aquele momento era único, era singular, era plural e que essa pluralidade iria perfazer, transcender o tempo e o espaço. Estava nítido dentro de campo o espírito de união, companheirismo e no calor das emoções as adversidades eram suprimidas pela amizade pela vontade de jogar. No placar um time ganhou, porém ambos venceram. A história do Futebol americano está apenas começando muito tem para se contar.

E para a comunidade, também protagonista dessa história, composta de trabalhadores e trabalhadoras um presente especial, a sementinha que foi plantada.”

Faço minhas também as palavras de Tiago, um dos destaques do SOTERO POLITANS que abriu o coração num lindo texto.

“Meu recado
Pessoal, hoje não foi nota 10, e sim nota 100, nota 1000, foi um dos melhores jogos q eu ja joguei na vida pessoalmente, não to brincando, foi muito show, tivemos raça, garra, honra, brigas com juiz, confusão com o outro time, de tudo como um verdadeiro jogo deve ter, e principalmente, amor pelo esporte e vontade de desenvolver esse esporte aqui na nossa terra, e com certeza conseguiremos com a ajuda de todos. Hoje foi um dia para entrar na história do FA em Salvador, pois todo esporte começa com amadorismo, regras as vezes precárias, e até falta de equipamentos como foi o caso, até o futebol, esporte mais popular do planeta começou assim porque não nosso esporte também ? pois é, um longo caminho precisará ser percorrido e com certeza esse foi o primeiro passo. Queria agradecer o pessoal do Red Phoenix pela oportunidade, pelo presidente deles que falou várias coisas sobre projetos que ele quer implantar e com certeza a ajuda dele vai ser essencial. Foi um dia muito especial para o FA não só na Bahia como no NE pois tenho certeza que depois dessa iremos partir para um outro NÍVEL no esporte aqui, como vocês puderam ver a quantidade de criança que ficou interessada com o esporte... é isso, valeu, grande abraço !!

UHAAAAAAAAAAAAAAA”


NOITE:
Pensou que tinha acabado? É rapaziada o autor aqui se empolgou com as palavras e escreveu muito,muita besteira eu sei mas me perdoem sou apenas um apaixonado pelo esporte e não tenho nenhuma intimidade com essa arte de escrever.
A noite começou quando bateu a vontade de comemorar e de pela primeira vez a turma se reunir para fazer algo diferente de se jogar na areia e se embolar com homem suado, fomos para uma churrascaria é rapaz o negocio foi o gerente gostou tanto da gente(R$) que tirou ate uma foto, bem eu pedi pra ele tirar uma foto nossa só que ele entendeu errado e saiu na foto com a gente.
Agradeço a Bô(Vela preta) que pagou meu rodízio e ao presidente que pagou as bebidas, opa o que é isso presidente que imagem errada é esta? AAAhhh não poh, as bebidas foram apenas, refrigerante, água mineral, água Tonica e gatorade. Ta perdoando então.
Demorou a acontecer esta confraternização, que não contou com o time inteiro pois estavam todos longe de casa e no feriado os ônibus demoram a passar, mas mesmo assim boa parte estava presente e curtimos muito, demos varias risadas, enchemos a barriga, brincamos e o mais importante nos unimos mais ainda, pois alem de parceiros dentro de campo estamos sempre unidos fora das linhas.
Pedro esta devendo uma prenda e uma lixa (tipo um montinho só que com tapinhas amigáveis na cabeça e nas costas).
Para uns a noite pode ter continuado ter terminado melhor ainda, mas ai é com cada um, só sei que eu não tinha forças nem para levantar o braço quem dirá outra coisa, também nem consegui dormi, estava a mil por hora e ainda aceso.

Bom foi +- isso ai minha turma, o dia foi supimpa mesmo muito legal como diz meu tio avô foi “da hora”.

Aahhh Matheus o primeiro tackle foi lindo parabéns mesmo

Aproveitando para agradecer a todos os jogadores do SOTERO POLITANS,
todos estavam ótimos, parabéns a todos, a linha de ataque estava impossível a de defesa destruidora, os corredores estavam inspiradíssimos os WR, CB, QB, HB, FB, TE, Taclke, Guard, Center, DT, DE, LB, Safeties e também é claro para as lindas cheerleading do SOTERO POLITANS.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Sotero Politans x Salvador Red Phoenix

Melhores Momentos

domingo, 2 de maio de 2010

DIA QUASE PERFEITO (Parte 1)


Uma historia de amor e paixão num dia praticamente perfeito.

No dia 1 de maio de 2010 aconteceu um dos maiores eventos da Bahia, não, não foi carnaval e nem tão pouco um pagodão na calçada na frente de um show, foi o primeiro jogo de Futebol Americano de Salvador. Um confronto para ficar na historia duas equipes que do começo ao fim estavam lutando com unhas (cortadas pra não ferir ninguém) e dentes (com protetores bucais) e sempre procurando chegar à end zone, o SOTERO POLITANS e Red Phoenix jogaram para um público razoavelmente interessante, nada que se compare aos nossos planos e sonhos, mas para um esporte nunca visto por essas bandas e desconhecido por certamente, acredito eu, uns 88,73% dos moradores das redondezas do campão, que por falar nele ficou minúsculo quando as duas equipes entram uniformizadas e vestindo a camisa da paz e da união. Aproveito este meio de comunicação para agradecer e parabenizar o Red Phoenix pelo maravilhoso evento em especial para o presidente Frederico e aos moradores do bairro do cabula que nos recebeu muito bem, sem esquecer do resto do time é claro que fez a festa.

Numa tarde ensolarada em que o calor não dava trégua a única saída foi esquecer as dificuldades e como se diz aqui na boa terra, cair matando no adversário. O sol brilhou tanto que quando o SOTERO POLITANS entrou em campo mesmo que fosse de noite teria luz solar.

Nós treinamos na praia, areia fofa e jogamos num campo de barro, ou seja, corridas 10vezes mais rápidas e quedas 28 vezes mais dolorosas, mas é bom que aprende.

Sem mais enrolação vamos ao que interessa como foi o dia do SOTERO POLITANS.
Obs.: Pooohh esse autor ”ta que ta” já gosta de tentar falar bonito, só um recado DESISTA.

MANHÃ:
Carreata pelas ruas de Salvador, uma parte do grupo que não sabia onde era o campo inventou de se encontrar na porta do shopping Iguatemi e seguir juntos para o local, porem esqueceram de convidar alguém que conhecia o campo, pois quando marcaram as caronas estavam chamando os que não conheciam o local e nem lembraram de falar com alguém que sabia do local, o pior de tudo foi que só perceberam isso na hora de sair, mas como o SOTERO POLITANS é uma equipe unida nós concordamos que se um se perdesse todos iam se perde, isso que é amizade. O caminho foi super bacana, parecia ate um titulo de final de campeonato mundial, muitos ate acham que esta movimentação pode ser comemorada a festa da conquista do tricampeonato mundial da Seleção brasileira no México em 70, com a nossa linda bandeira hasteada pra fora do carro e nossas faixas divididas em cada carro passamos pela cidade buzinando e dando gritos de guerra em plena rua, só paramos mesmo quando apareceu um carro da prefeitura e não ficou um se quer na pra fora da janela. Foi complicado mas achamos o local de treino foi o tempo de trocar de roupa e ajeitar alguns detalhes finais. A outra parte veio de ônibus sozinhos ou acompanhados.

TARDE:
A hora mais esperada do dia estava por vim, os mais novos estavam nervosos e os mais calejados mesmo assim sentiam um frio na barriga, pois eles estavam prontos para começar o primeiro jogo de FA de sua terra..
Enfim começa a partida, o Red Phoenix da o chute inicial, nós nos atrapalhamos um pouco e demos chances para um bom avanço porem isso não foi motivo para desanimo, muito pelo contrario alguns erros que cometemos serviram de inspiração e nos deu mais garra ainda, o Red Phoenix estava impossível jogando demais com muita vontade e querendo da o troco do resultado do ultimo jogo treino que eles perderam e para isso não estavam contendo esforços e sempre que possível iam pra frente sem medo e com muita técnica, mas eles não estavam sozinhos em campo do outro lado estava O SOTERO POLITANS com seu ataque poderoso e sua defesa destruidora, os dois times jogaram muito bem e com muita animação do inicio ao fim.
O Red Phoenix atacou sem piedade e assim conseguiu marca TDs jogando no ataque e Tb na defesa, com os corredores em dia de inspiração e a linha fazendo o trabalho perfeito eles abriram uma boa vantagem.
Os Politans não estavam gostando nada dessa historia e quando as lindas cheerleading do Sotero Politans perceberam que o time estava quase se abatendo elas que já estavam muito animadas se superaram e com palavras de efeito, gritos de guerra e musicas super animadas botaram fé no time que ai sim começou a fazer efeito as jogadas de ataque, não que antes não estavam avançando mas nós precisávamos pontuar e foi isso que Felipe Ronaldo fez, ele pode não ser o camisa 9 da seleção brasileira mas é nosso fenômeno, com um passe curto certeiro de nosso QB Cássio ele viu uma barreira a sua frente, muita gente, todos com sangue no olho para derrubá-lo e para não deixá-lo avançar nenhuma jarda, porem com apenas em seu segundo dia com o time ele já sabia o que fazer e com a ajuda da linha de ataque ele achou uma pequena brecha na defesa adversária e foi lá que ele tentou, sem sucesso, mas a jogada ainda estava acontecendo e ele não desistiu, com apenas o treinamento da semana passada ele já captou as nossas mensagem e encarnou o espírito do time NUNCA DIGA NUNCA e com essas palavras na mente driblou vários, foi puxado, agarrado e tudo que tinha direito mas como a fome era grande ele saiu levando todos, a fome foi tanta que quando ele foi derrubado, já na end zone ele disse que comeu terra e cal, não matou a fome mas se satisfez com um TD.

Era isso o placar já não era tão assustador porem o tempo era curto, fomos para cima mesmo, estávamos dominando a partido sabíamos que íamos ao menos empatar o placar e mais, com tempo a gente podia ate reverte os números, porque não? Estávamos quase lá chegamos ate a marca um TD porem já tinha sido marcado uma irregularidade, frustrando a todos ali presente (exceto o Red Phoenix é claro), porem como nem tudo são flores no Futebol Americano,ainda mais aqui para quem esta começando foi numa mistura de sentimentos que estava aflorando de todos e como numa montanha russa de emoções o clima quase esquenta, foi quando...



(continuação a caminho, não percam o final desta trama)